terça-feira, 10 de abril de 2007

a política do avestruz



Estou meio passado com o resultado de uma pesquisa da DataFolha recentemente divulgado. A informação de que 49% dos entrevistados são contrários ao reconhecimento de direitos a casais honossexuais (e não se está falando em casamento!) e que 65% são contra o aborto me deixou pensativo, triste, desesperançado e muito, muito preocupado com os rumos das demandas lgtb no Brasil. Confesso que sempre fui pouco otimista em relação às possibilidades de aprovação de projetos de lei no Congresso Nacional, mas este tipo de pesquisa dá o sustento numérico que faltava para os paralmentares e setores mais conservadores. O mais surpreendente é que não vi nenhuma manifestação de ativistas sobre essa pesquisa nas listas de que participo. Não sei se as pessoas estão sem tempo ou se é um clássico exemplo da política do avestruz: enfiamos a cabeça embaixo da terra e fingimos que não está acontecendo nada. Vamos ver o que nos aguarda.

2 comentários:

Sil disse...

Eu tenho andado tão baixo astral com o Brasil que até evito comentar, com medo que seja algum sinal de depressão ou outro transtorno de personalidade. Essa pesquisa foi o fim da picada. Mas consegui fazer algumas "polianices" :
1- pelo menos estamos melhor do que o aborto.
2 -Puxa, pelo menos não deu 90%.
3 - Sério, com todo o bombardeio cristão contra nós, e levando em conta que o brasileiro em geral acredita nessas bobagens, o resultado podia ter sido bem pior.

Sil disse...

Sabe o que é horrível também? Essa história de plebiscito sobre casamento gay. Ora, carambolas, o governo tem que proteger as minorias, não oficializar a opressão. Se for assim, quero opinar sobre o casamento hétero, sobre as decisões da igreja católica, sobre atitudes dos evangélicos, ou seja, quero que minha opinião sobre a vida alheia vire lei!