terça-feira, 11 de dezembro de 2007

em casa outra vez


Depois de dois dias corridos em Brasília, estou em casa outra vez. O ano insiste em não terminar. Quero ainda vivê-lo intensamente, mas confesso que me sinto como quem busca água no deserto. Pior, cercado de mosquitos, já que Goiânia e Brasília, com chuva e calor, estão infestadas de mosquitos, desde os da dengue até aqueles invisíveis, que não costumam atacar ninguém, mas que atacam a mim... Amanhã, quarta, tenho quatro reuniões... A vida segue e eu louvo, sempre, apesar de de vez em quando reclamar um pouquinho. Em Brasília vi uma exposição que impressiona, no Centro Cultural do Banco do Brasil, chamada "Os Trópicos - visões a partir do centro do globo", que reúne obras do Museu Etnológico Berlin. São várias salas e na verdade algumas coisas são meio "xarope", mas a instalação "Brainforest" é realmente impactante e desconcertante, explicitando o olhar eurocêntrico sobre uma natureza indomável, voraz e bela, que impediria qualquer possibilidade de "processo civilizador" entre Câncer e Capricórnio. Claro que esta é a minha leitura da obra, ainda que sensorialmente eu tenha ficado embevecido. Tirei várias fotos (era permitido!), mas não acho agora o cabo de conexão da máquina. Por enquanto, contento-me com esta imagem, que esta na página dos artistas-criadores, que são Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger.

Nenhum comentário: