domingo, 24 de fevereiro de 2008

cineminha de domingo


Hoje assisti a Juno. Aparentemente, um filme divertidinho. Na prática, uma mensagem clara: garotas, não façam aborto. Levem a gravidez não desejada até o fim, dêem o filho em adoção e vivam uma vida feliz, como se nada tivesse acontecido, sem problemas de qualquer ordem. Seria bom se fosse verdade.

Um comentário:

Sil disse...

querido,
Essa é uma leitura do filme com a qual eu concodo. Mas eu gostei de Juno. Minha primeira impressão foi de que o filme era moralista pra caramba, que a moça que fica com o bebê era uma chata de galocha, neurótica, e que o marido dela que era legal, cool, gente boa.
Depois revi a história e vi um filme completamente diferente. Juno desiste do aborto não por nenhum dogma religioso ou moralista, mas porque embatuca com as unhas que o feto, na imaginação dela, tem. A gente toma decisões importantíssimas na vida por conta de detalhes assim, eu acho. O marido rockeiro, cara que me pareceu tão legal a primeira vista,depois eu li como um velho querendo ser adolescente, bobo, infantil, peter pan. A doida neurótica continuou um bocado neurótica, mas forte o bastante para criar um filho sozinha. No final, era queria o bebê, não o macho. O cara era apenas um detalhe que ela achava necessário na configuração para ter um bebê. Tanto que quando ele diz que quer se separar ela fica triste só por causa do bebê que acha que vai perder. E a Juno, memos sendo muito jovem, consegue sacar tudo isso e entrega o filho para uma mãe solteira. Nada moralista, né? Outra coisa que achei legal é que a Juno só volta com o namoradinho depois que "se livra" do problema do bebê, ou seja, exatamente ao contrário do que a gente vê no dia-a-dia, adolescentes sendo obrigados pelas famílias a se casar porque engravidaram. Quer dizer, quando ela soluciona o problema, vai viver o amor adolescente a que tinha direito (afinal, ela o amava muito, deixou de ver a Bruxa de Blair na TV para transar com ele!!)
Eu sou super, totalmente a favor do aborto. Mas ele não é a única solução. Até porque, nesse caso, se a Juno abortasse o filme acabaria com 20 minutos de duração e não ganharia o oscar de roteiro :)
Achei a trilha sonora uma delícia também!!
Tenho o filme em dvd, se vc quiser. Desculpe o post tão longo.
beijos, bom ter o cruzando caminhos de volta.