quarta-feira, 18 de junho de 2008

garot@s, eu vou para a Califórnia, ainda que não queira me casar...


"Eu posso abençoar um carro e já o fiz. Já me pediram para abençoar animais, crianças, casas, pães, suco de uva, mas não posso abençoar um casal gay e lésbico. Isso é irreal para mim." (Reverenda Kimberly A. Willis, da Igreja Metodista Unida de Santa Rosa, Califórnia, EUA, expressando, em matéria publicada na FSP de hoje, sua indignação com a decisão de seus superiores hierárquicos de não a autorizarem a realizar cerimônias religiosas de casamento entre pessoas do mesmo sexo).
Para quem ainda não sabe, nesta semana a Califórnia entrou no mapa dos lugares do mundo onde o direito ao casamento é de todos os casais, independentemente do sexo de seus integrantes. Uma amiga querida, brasileiríssima, estava na porta da Prefeitura de São Francisco quando duas octogenárias (ver foto), juntas há mais de 56 anos, foram as primeiras a se casar, desde que a determinação judicial entrou em vigor na segunda-feira. Pride e alegria. P
Além da Califórnia, mais um país europeu aprovou legislação que autoriza o casamento entre gays e lésbicas, a Noruega, que se juntou a Holanda, Bélgica, Canadá, Espanha e África do Sul. Enquanto isso, aqui na terra brasilis, em pleno período de realização da Conferência Nacional LGTB, o casal de sargentos Laci e Fernando enfrentava seu calvário pessoal por terem se assumido publicamente como homossexuais. Neste momentos, os dois estão na cadeia.

Nenhum comentário: