terça-feira, 10 de junho de 2008

j u s t i ç a


A matéria abaixo saiu no jornal Correio Brasiliense de hoje, 10.06.08
Vamos ver o que o STF dirá.
Um posicionamento favorável da Suprema Corte do Brasil colocará um ponto final nesta história.
Espero que o bom senso impere.
Por falar nisso, voltei de Brasília ontem e penso o mesmo em relação aos resultados da Conferência LGBT.
Vamos aguardar e ver como o Poder Executivo irá se posicionar a partir de agora.

___________
UNIÃO HOMOSSEXUAL
AGU dá parecer a favor de direitos iguais
Avaliação se refere a uma ação relativa a servidores públicos do Rio de Janeiro e pode ser estendida a todo o país se Supremo concordar
--------------------------------------------------------------------------------
A Advocacia-Geral da União (AGU) deu parecer favorável ao reconhecimento civil do casamento entre homossexuais no Rio de Janeiro para a concessão de benefícios previdenciários a servidores públicos. O documento foi entregue na sexta-feira ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, que relata uma ação proposta pelo governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), para que o casamento entre homossexuais seja considerado união estável. O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, diz no parecer que o tratamento jurídico dado a casais homossexuais na concessão, por exemplo, de benefícios previdenciários, como pensão pós-morte, deve ser o mesmo dado aos casais heterossexuais. Do contrário, haveria discriminação.
“Considerando, pois, que as relações afetivas, sejam homo ou heterossexuais, são baseadas no mesmo suporte fático, razão não há — sob pena de discriminação — para se atribuir às mesmas tratamento jurídico diferenciado”, declara o advogado. “Pode-se afirmar que o tratamento diferenciado entre as entidades familiares expressamente previstas na Constituição Federal (entre o homem e a mulher) e as uniões homoafetivas não apresenta justificativa plausível, sob a ótica do princípio da igualdade”, acrescenta.
Por isso, no entendimento da AGU, parceiros de servidores públicos do Rio de Janeiro têm direito a pensão pós-morte, assistência médica, auxílio para a educação dos dependentes e podem tirar licença sem vencimento para acompanhar o companheiro caso seja transferido para outro estado. Além de reconhecer o direito, a AGU sugere ao STF que todas as decisões judiciais no Rio de Janeiro contrárias ao tratamento igualitário na concessão de benefícios sejam anuladas. Apesar de não valer para os demais estados, a decisão do STF criaria jurisprudência para que o mesmo entendimento fosse estendido para todo o país.
Apesar de defender o reconhecimento jurídico da união entre homossexuais, Toffoli suscitou uma questão preliminar que, a depender dos ministros do Supremo, pode anular a ação antes mesmo de o mérito ser julgado. O advogado afirma que uma lei aprovada no ano passado pela Assembléia Legislativa do Rio garantiu aos casais homossexuais os mesmos direitos previdenciários previstos para os casais heterossexuais. Por isso, não haveria razão para que a ação proposta por Cabral fosse julgada.

Um comentário:

Carol Lêras disse...

Já é um começo, mas a chance de isso ser válido só no Rio é grande. Aqui em Goânia teve um caso de pensão pós- morte (se não me engano) em que a juiza reconheceu a união de duas mulheres. Na época até fui assistir uma palestra dela sobre o Direito Civil e a nova família, foi legal.