sábado, 25 de agosto de 2007

horror e esperança


A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou mensagem ao Presidente Lula, solicitando a interveção do governo brasileiro junto ao governo da Nigéria, de forma a evitar que 18 homens gays presos no início de agosto sejam assassinados por apedrejamento... Por outro lado, foi hoje divultado que 92% das 500 maiores empresas estadunidenses têm políticas antidiscriminatórias para funcionários lgtb. Claro que se sabe que os EUA não são nenhum paraíso no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, mas não parece haver dúvidas de que homofobia mais selvagem, de uma maneira geral, rima com miséria, baixos níveis de escolarização e fundamentalistmo religioso. O caso de alguns países africanos parece paradigmático, embora África do Sul, fantástica exceção, seja um dos únicos 5 países do mundo onde existe o reconhecimento legal do CASAMENTO (e não apenas união civil ou parceria doméstica ou congêneres) entre pessoas do mesmo sexo.

Um comentário:

Patrick de Oliveira disse...

Nossa que situação na Nigéria hein. Estou acompanhando tb o caso dos 17 gays nigerianos vitimas de homofobia.

Oi luiz estou querendo já algum tempo falar com vc. Sou estudioso de genero, diversidade sexual e raça. Gostaria de trocar algumas coisas com vc. Se tiver msn me add: patrick_xts@hotmail.com o meu e-mail é patrickpsicanalise@gmail.com. estou em goiânia tb.