quarta-feira, 14 de março de 2007

A teoria do bode







Trocando mensagens com uma amiga muito querida, outro dia falei sobre a Teoria do Bode e ela me perguntou o inevitável: "qual é a teoria do bode?????" (com estas cinco interrogações e a ênfase que as palavras escritas costumam ter). Eis a resposta que lhe enviei: "Num ônibus lotado, sol a pino, trânsito engarrafado, todos os passageiros começam a reclamar da falta de espaço, do calor, da demora e de todas as outras coisas difíceis da vida, como a falta de dinheiro, a violência, Bush e o que mais pudermos imaginar. De repende, na parada seguinte, entra alguém no ônibus com um bode. Aperta para lá, aperta para cá, e quando as pessoas se dão conta o novo passageiro e seu bode estão exatamente no meio do ônibus. Depois de alguns segundos de incredulidade, todos começam a reclamar da presença do animal, seu cheiro, o risco de doenças, a falta de espaço, se vai fazer xixi ou cocô ali, se o dono não tinha vergonha na cara ou senso de comunidade, etc. Todos começam a se exaltar, a falar alto e a interpelar o passageiro: "Ou você tira o bode do ônibus na próxima parada ou vai ter que descer junto com ele, nem que seja à força!". O passageiro reage, fica nervoso, mas diante do inevitável resolve descer com seu bode. O ônibus segue viagem, sem que ninguém mais tenha descido naquela parada. Livres do animal, os passageiros se acalmam e começam a conversar sobre como é bom estar no ônibus sem o tal do bode. Pelos próximos cinco minutos ou um pouco mais, são capazes de esquecer a falta de espaço no ônibus, o calor, a demora, a violência, a pobreza, bush e tudo mais. Estarão concentrados na felicidade de estarem livres do bode e como é bom estar no ônibus sem ele. Em alguns momentos, nossas vidas são como ônibus lotados e tudo que precisamos para ser felizes é de um bode".



4 comentários:

Sil disse...

Eu adoro a teoria do bode, penso muito nela em vários momentos da vida. Outra que eu gosto bastante também é a da vaquinha no precipício, ou seja, às vezes perdemos alguma coisa e isso nos liberta.

Anônimo disse...

eu nao conhecia essa teoria. amei!

Anônimo disse...

Só mesmo uma cabra pode bem entender a teoria do bode. Beijão.
Lili, bodada

Anônimo disse...

Luiz meu menino, tu tá arrasando em?
Está interessante esse teu blog. eu não saco nada dessa possibilidade midiática. mas já visitei alguns, a maioria de adolescentes. Gostei, vc está bem nas fotos. Mas o melhor é vc utilizando esses recursos pra comunicar as curiosidades e descobertas de seus novos olhares e idéias, leituras, etc. Valeu amigão. Siga em frente com a proteção das Deusas.
Beijos do Walderes e meu pra ti.
Rezende Bruno